quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Alimentação como fonte de recuperação para etapas - Ciclismo.




Para discutir a alimentação como fonte para a recuperação de atletas, é relevante que o primeiro aspecto considerado seja o tipo de demanda energética que o ciclismo impõe.

Atividades de longa duração, como é o caso do ciclismo de estrada, impõe ao organismo do atleta grande demanda de carboidratos, cujos estoques são limitados, dessa forma sugere-se uma dieta pré-competição visando preparar o atleta para iniciar a prova com seus estoques máximos de glicogênio sem comprometer a performance nos dias de prova. Vale salientar que antes de pensar em suplementar, é necessário que o atleta já tenha adotado um comportamento alimentar adequado ao seu esforço.

As modificações dietéticas, bem como o uso de suplementação são discutidas largamente na Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Para tais discussões, é necessário lembrar que, antes de qualquer consideração é extremamente importante que a prescrição ou orientação de suplementos alimentares seja decorrido sempre por Nutricionista ou médico especialista, visto que estes profissionais estão legalmente habilitados para tais tarefas.

É sabido, vários estudos comprovam, que existe uma baixa ingestão calórica e um desequilíbrio nutricional nas dietas de atletas profissionais. Devemos levar em consideração que essa afirmação está intimamente relacionada com a resistência ao consumo de carboidratos demonstrados pelos atletas de elite, o que é preocupante, visto que uma oferta adequada de carboidrato contribui para manutenção de peso e adequada composição corporal, além de maximizar os resultados de treinamentos e competições.

A ingestão inadequada de macronutrientes e, consequentemente, de micronutrientes, pode levar a perda de massa magra, disfunção hormonal, osteopenia, maior incidência de fadiga crônica, lesões músculo-esqueléticas e doenças infecciosas que constituem algumas das principais características do “ overtraining” ( excesso de treinamento). Vale lembrar que exercícios de longa duração diminuem de forma importante os níveis de glicogênio muscular e daí a importância de uma reposição de carboidratos durante competições desse porte ( Exemplo - Volta do Estado de São Paulo – Tour do Brasil).

Algumas recomendações são propostas pela Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e é importante se valer destas para que dentro de uma avaliação individual dos atletas, possamos desenhar uma orientação dietética capaz de produzir, com base nos objetivos individuais esperados, os melhores resultados.

Estima-se que a ingestão de carboidratos correspondente de 60 a 70 % do aporte calórico atende a demanda de um treinamento esportivo, para provas longas o atleta deve consumir de 7 a 8 gramas de Carboidrato por quilo de peso ( 7 a 8g/kg Peso) ou de 30 a 60 gramas de carboidrato para cada hora de exercício. Para atletas de endurance as proteínas também tem papel auxiliar no fornecimento de energia, porém a quantidade de ingestão deve ser monitorada devido a tendência em se consumir quantidades excessivas que tardiamente podem comprometer as atividades renais ( Sobrecarga renal).

Outro ponto que deve ter destaque é a importância de uma reposição hídrica adequada em uma volta como o tour do Brasil. A desidratação aumenta o estresse do exercício gerando respostas fisiológicas prejudicadas, diminuição do desempenho físico produzindo também sérios riscos a saúde. Uma desidratação superior a 4% de perda pode provocar fadiga térmica, risco de choque térmico, coma e até morte. A água é uma boa opção de hidratação, porém em esportes como o ciclismo e em voltas longas onde existem várias etapas, o ideal é também fazer uso de bebidas que contenham sódio e carboidrato na composição, vale ressaltar que a ingestão de líquidos hipertônicos poderiam causar secreção de água do organismo para luz intestinal, o que não é adequado.

Bem, as condutas nutricionais são muito específicas para cada esporte, modalidade, tempo de prova entre outras particularidades. Em cada grupo de atletas temos que avaliar as características de cada um. Em termos esportivos, o ciclismo é considerado uma das mais duras e complexas modalidades, devido à alta complexidade que seu estudo envolve. Diante disso, ressalto a importância de um profissional habilitado ( Nutricionista) para acompanhar os ciclistas, bem como outros atletas de outros esportes, não só em competições de destaque, mas diariamente realizando um desenho estratégico eficiente da prescrição dietética em pré-competições e no pós-competições também, essas condutas realizadas a contento só trarão benefícios aos atletas assistidos.



Nutricionista: Nayara Carvalho Cavalcanti (CRN3: 27604)

Participação: José Rubens D’Elia.

2 comentários:

  1. Tu tá linda!!! Deus continue te abençoando Nay.

    Adorei e senti vontade de voltar pra academia agora mesmo!kkkkkkkkkkk...
    beijos.

    Darci.

    ResponderExcluir