domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gordura Trans

A função dos óleos e gorduras tem sido largamente discutidas nas últimas décadas. Muitos mitos e verdades foram levantados, mas você sabe realmente qual gordura deve ser consumida e qual deve ser evitada?

As gorduras trans são um tipo especial de ácido graxo, formado a partir de ácidos graxos insaturados( são isômeros geométricos e de posição dos AG insaturados naturais). Em outros termos, são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação, quer seja natural (ocorrido no rúmen de animais artiodátilos) ou artificial. Sempre fizeram parte da dieta humana, porém as únicas fontes consideráveis desses isomeros eram produtos derivados da carne e do leite de animais ruminantes, em cujo estômagos, encontram-se isomerases bacterianas capazes de converter as duplas ligações das gorduras polinsaturadas das plantas para a configuração trans.

A utilização dessas gorduras na produção de alimentos é importante e de grande interesse industrial. O principal objetivo é melhorar as características físicas e sensoriais dos alimentos. No Brasil, a utilização de gorduras hidrogenadas é ampla e muitas vezes indiscriminada, envolvendo a produção de margarinas, cremes vegetais, pães, biscoitos, batatas fritas, massas, sorvetes, pastéis, bolos, entre outros alimentos.

A ingestão elevada de ácidos graxos trans contribui para o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Considerando as principais fontes de AG trans já discutidas, recomenda-se a diminuição no consumo desses alimentos, como forma de diminuir a ingestão de gorduras trans.



Produto Quantidade Gordura trans

Biscoito água e sal 2 unidades (30g) 1,0 g

Biscoito recheado 2 unidades (30g) 1,5 g

Biscoito tipo waffer 4 unidades (30g) 5,0 g

Sorvete de creme, com recheio de doce

de leite coberto com chocolate ao leite. 1 casquinha (81g) 1,4 g



A leitura de rótulos é de extrema importância, visto que nos dá a possibilidade de saber que tipo de gordura estamos consumindo. A Anvisa nos orienta com questões acerca desse assunto. Vale a pena tirar as dúvidas:

http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/asp/usuario.asp?usersecoes=28&userassunto=104

2 comentários:

  1. Oi lindaaaa! Adorei a matéria sobre gordura trans. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Nay....anjo lindo!!! Sua matéria está espetacular...Parabéns!!! Bjkas no coração

    ResponderExcluir