segunda-feira, 31 de maio de 2010

DICAS PARA TER VIDA LONGA NO MERCADO DE TRABALHO!


Esses dias assisti ao erro mais comum entre jovens representantes ( Representantes comerciais)... A FALTA DE BOM SENSO! Estava em um consultório esperando para ser atendida (Como paciente) e como estava desacompanhada, comecei a analisar o cenário a minha volta ( aliás, adoro fazer isso!).

Uma senhora falava para outra que estava tomando um produto X, cujo nome não quero revelar, neste instante uma jovem que aguardava que o médico a atendesse (representante), vira e fala: Ah, mas você conhece o produto Y? Use o meu, é melhor! A senhora perguntou: Melhor porquê? Porque sim! Respondeu a jovem.

Observem o despreparo. Certamente esta jovem foi orientada, passou por treinamentos, mas a empolgação, a vontade de acertar ( ou não) a fez cometer erros imensos.

Na hora, tive vontade de ir até a moça me identificar e ajudá-la... Pensei melhor, achei melhor não! Se eu falasse poderia sair dali com uma prescrição ( sem indicação do meu médico, claro!) preferi evitar o constrangimento.

Mas aí vão algumas dicas aos novos colegas do ramo:

• Primeiro seja honesto com o seu local de trabalho. Visite, cumpra os horários. Não tem vida longa nesta área quem acha que consegue resultados arrastando pastas pelo shopping em longas 3 horas de almoço!

• Se vista bem, se porte bem, deixe as pessoas conhecerem você de verdade. Roupas curtas, presas ao corpo ficam melhores na balada.

• Sala de espera é para os pacientes sentarem! Você já está interrompendo ( é o que os pacientes pensam) o horário das pessoas e ainda quer esperar sentado em consultório lotado? Seja delicado fique paradinho esperando a sua vez, e, por favor, não fique toda hora pedindo a preferência para a atendente, não cai bem!

• Outra dica é ficar de pé perto da atendente, assim ela não esquece de você, e nem vai precisar ser inconveniente, se for convidado... Aí sim, pode esperar sentado.

• NUNCA prescreva nada a pacientes. Você está ali para levar conhecimento ao médico ( ou nutricionista), eles irão decidir o que prescrever.

• Quando falar que o seu produto é MELHOR, por favor diga em quê! Saiba ao menos as características principais do seu concorrente.

• Aliás, a concorrência deve ser a mais leal e mais ética possível... Um dia você pode ser convidado a trabalhar nela, e imagina se você é uma pessoa que sempre fala mal da concorrente... Vai dizer o quê? Que o produto ficou bom porque você foi admitido, ou que junto a sua admissão as fórmulas incorporaram substâncias mágicas?

• Não procure justificar os erros... Isso é no mínimo feio para não dizer detestável... Errou? Procure acertar e aprender com isso!

• PARE imediatamente de vender produtos! Venda serviços, conceitos, conhecimento... Se você vender somente produto (Tipo o meu é melhor por que sim!), você vai perder o emprego se este for descontinuado... Os produtos mudam, a empresa continua!

• Propague o que a sua empresa tem de melhor! O cliente não está preocupado em saber se o seu gerente é chato, se o seu chefe pega no seu pé, se o salário não está em dia... Essa conduta também é desleal!

• Seja feliz, se faça feliz! Procure uma empresa que esteja dentro das suas convicções, um lugar para trabalhar que vá fazer seus olhos brilharem.

• Converse com seu superior, fale dos seus pontos a melhorar, das suas dificuldades, peça ajuda!

• Diga ao seu cliente qual é a sua limitação. Se não sabe responder um questionamento, diga que vai se inteirar do assunto. NUNCA INVENTE UMA RESPOSTA!

Bem, nesses seis anos trabalhando nesta área aprendi muito, mas ainda falta muito caminho a ser trilhado... Ainda tenho que receber muitos conselhos dos colegas mais experientes, e os quero! Fico triste quando vejo talentos se perderem por uma arrogância não justificada. Por fim, aconselho a vocês (se puderem) a terem uma relação cordial com os seus colegas, com a sua empresa e até com os seus concorrentes. Um dia poderão ser colegas de equipe... E, além disso , não importa onde você trabalhe e que bandeira você defenda há sempre pessoas fazendo o mesmo que você... Respeitem-se!

Com carinho,

Nayara Cavalcanti

Um comentário:

  1. Querida...vc se superou! PROFISSA MESMO! Super legal o seu texto, suas orientações são muito esclarescedoras, por isso que vc tem conquistado tudo o que tem...vc exala competência menina...PARABÉNS...TENHO ORGULHO DE TI!

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